Google Analitics

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Um satélite inteirinho para você usar - GoogleMaps

Desde quando o Google inventou o GoogleMaps, as pessoas não param de se impressionar. Primeiro a facilidade de se achar a rota que você vai seguir de carro, depois a chance de ver a rua por cima, de satélite, então o avanço com as rotas também de transporte público, modelos tridimensionais, compartilhamento de fotos, fotos do espaço, até, por fim, você poder fazer um tour virtual como se estivesse andando a pé nas ruas da cidade. Apesar da praticidade da ferramenta e da fascinação que ela causa, ainda é raro ver professores usando recursos do GoogleMaps em suas aulas.



Por isso, resolvi compartilhar aqui 3 "esboços" de projetos usando essa ferramenta, o farei através de 3 posts aqui:

Primeiro Post - Egito pelo GoogleMaps
Matéria: História
Aulas - 2
Alvo - Fundamental II

É muito comum falarmos da importância do Rio Nilo para o Egito, na metade dos livros de história, por exemplo, aparece a famosa frase do Heródoto, falando que o Egito é um deserto e o Nilo um grande Oásis. Entretanto, com o apoio do GoogleMaps podemos fazer muito mais do que citar Heródoto, podemos mostrar isso tão na prática, de um modo que Heródoto jamais poderia sonhar em ver:

Mesmo à distância, já dá para perceber como toda a região próxima ao Egito é desértica, quanto mais tendendo à cor de areia mais intensa a seca. Ao mesmo tempo, mesmo a essa distância, já é possível perceber uma "linha verde" atravessar o deserto.

Chegando um pouco mais perto é possível perceber alguns Oásis que antes não se viam, alguns momentos onde o rio de alarga, mas ainda assim, a clareza do contraste entre as poucas áreas férteis e o rio é gritante. Outro aspecto a se ressaltar é aquela gigantesca região verde ao norte, o Delta no Nilo. Próximo à sua foz, o rio de divide em vários braços conseguindo assim irrigar uma quantidade muito maior de terra.

O contraste entre o rio Nilo, longe do delta

E o próprio delta em si, é incontestável.
Assim fica bem mais fácil de entender como é que o Baixo Egito, que era muito menor (mais ao norte, próximo ao Delta) era muito mais rico e fértil do que o Alto Egito (mais ao sul) apesar deste ser muito maior.

Às vezes as fotos de satélite podem confundir e dar a impressão de um rio muito largo,

Mas é só ampliar um pouco mais o zoom pra identificar que o rio mesmo não é tão largo, aquela faixa mais escura é a vida, que só é possível em suas margens.


Voltando à região do delta do Nilo vamos ampliando. E percebemos que toda essa mancha verde (que aqui já ocupa a tela toda) possui algumas bolinhas cinzas. Essas são as cidades. De londe parece que o delta é do tamanho de uma praça, mas quando ampliamos o zoom e vemos a quantidade de cidades dentro dele, percebemos que ele se assemelha a um pequeno estado brasileiro.

Ampliando o zoom cada vez mais, a presença das cidades vai ficando mais clara.

Aí entra a possibilidade de usarmos o sistema de busca e colocar as pirâmides do Egito, por exemplo "Queops, Egypt" e então ele nos levará automaticamente para ela (veja o marcado vermelho).

Ampliando o zoom cada vez mais, já podemos vê-la aí, no deserto, próximo à cidade aí entram outros recursos incríveis instalados no GoogleMaps.

Tendo o plug-in do GoogleEarth você pode inclinar a visão para ter uma noção maior do tamanho das pirâmides. É uma recriação gráfica, mas ainda assim impressionante, lembre-se que tudo isso foi feito gradativamente através do zoom, da distante terra, até:


Até o detalhe no cume da pirâmide.
Mas não é só isso .... aí entra em cena a ferramenta do "homenzinho amarelo" também chamada de StreetView.


Para isso basta volta à opção "satélite" e ver aquele "homenzinho amarelo" que aparece em cima do sinal de mais. Pegue e arraste, espete um pouco e vários pontos azuis ou ruas amarelas vão aparecer. Então é só jogar o homenzinho lá.

então, ao invés de uma recriação 3D, você verá uma foto real, do lugar, e mais, junto com essa foto aparecem várias setas, que lhe permitem virtualmente caminhar pelas pirâmides:

Cada vez que você clicar em uma uma nova foto aparece, além da opção de miniaturas acima.


Podendo chegar a detalhes do topo

Mas não saia do Egito antes de passar pelo Vale dos Reis (Valey of Kings).

O processo é o mesm lá de cima e vai dando o zoom.

O plug-in GoogleEarth permite sentir a topografia do local


Sempre aproximando e girando

Até gradativamente ter o foco que você deseja.


Além disso, basta ativar o StreetView para ter então o virtual 3D transformado em fotos reais, e então "caminhar" pelo vale.

Passos pra trás lhe deixam ver "o todo"


Mas o mais impressionante é o quão "dentro" você pode entrar.

No vale dos reis, pelo StreetView, você realmente pode entrar DENTRO.

Toda essa apresentação com incrível vivacidade e tecnologia permite que o aluno realmente se sinta em uma excursão ao Egito. Depois disso, havendo computadores disponíveis, o ideal é deixar que eles possam tomar seus próprios caminhos e tentar descobrir outros locais interessantes. Permita que eles se percam até ver detalhes do Egito hoje.

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

2 comentários:

  1. Leandro!
    Que viagem!!! Que tal fazer um desses para o Muro das lamentações?
    Parabéns! Mais uma vez, adorei sua aula!!!
    Beijo, Marcia

    ResponderExcluir
  2. Leandro, encontrei seu Blog no grupo do facebook, que agradável encontro, fantástica aula!
    Já estou te seguindo, te espero no meu blog: www.cartafolio.com
    Abçs

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft