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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Competições de Revisão

Ao contrário dos outros posts que normalmente publico aqui, esse será pequeno e sem fotos. Mesmo assim creio que pode servir de dicas para os professores. Trata-se de uma forma diferente de fazer a revisão da matéria e auxiliar a estudar para a prova (mais para inspirar os alunos a quererem estudar antes da prova).



Trata-se de uma revisão em forma de competição. A sala é dividida em 4 equipes (na verdade isso está dentro de uma competição um pouco maior no estilo da Copa das Casas de Harry Potter). Quem conseguir maior pontuação até o fim da aula ganha um prêmio a cargo do professor.

São 6 etapas:

1 - Verdadeiro ou Falso - Valendo 1 ponto - Se errar não perde nada e não pode passar.
2 - Perguntas - Valendo 2 pontos - Se errar perde 2, pode passar se não quiser responder.
3 - Papel - Valendo 3 pontos.
4 - Mímica - Valendo 3 pontos.
5 - Desenho - Valendo 2 pontos.
6 - Desafio - Valendo de 6 pontos à multiplicar seus pontos por 2 - se errar perde tudo.

Explicação das etapas:
1 - Verdadeiro ou falso - Como o próprio nome diz, o professor fala uma frase e os alunos devem saber se ela é verdadeira ou não. O ideal aqui é pensar em frases que são próximas à verdade, mas possuem algum detalhe falso, para que os alunos fiquem atentos.

2 - Perguntas - Apesar de eu não gostar da ideia de história enquanto pura memorização, muitas vezes é difícil nessas perguntas de pronta resposta testar algo mais do que isso. Ainda assim é interessante introduzir no meio das questões elementos mais desafiadores, como pequenas situações problema.

3 - Papel - Durante 1 minuto os alunos podem escrever o maior número de palavras que conseguirem a respeito de um tema determinado pelo professor. Por exemplo, quando estávamos estudando as navegações o tema foi "países que hoje em dia falam espanhol" ou quando estudamos formação dos estados modernos o tema foi "unidades de medidas de todos os tipos". Na folha, quem conseguir o maior número de palavras vence e leva os 3 pontos. Caso haja algum ítem inserido indevidamente ele cancela um certo. Por exemplo, imagimen que o tema fosse: Países da África. O aluno coloca "Egito, África do Sul, Mongólia e Etiópia" ele terá feito 3 pontos corretos e um errado, logo é como se tivesse escrito apenas 2 ítens.

4 - Mímica - O aluno tem 1 minuto para passar a mímica para seu grupo. Durante esse minuto o grupo pode chutar a vontade. Não é permitido passar letras, mas é permitido cortar palavras. Caso o grupo não acerte cada um dos outros grupos tem uma única tentativa de acertar a palavra. No caso da mímica o interessante é utilizar-se de palavras desafiadoras, que envolvam ideias abstratas, como: Colonialismo / Liberdade / Patriotismo, etc.

5 - Desenho - O aluno tem 1 minuto para passar a palavra em forma de desenho na lousa para o seu grupo. Durante esse minuto o grupo pode chutar a vontade. Não é permitido passar letras e nem fazer sinais enquanto desenha. Caso o grupo não acerte cada um dos outros grupos tem uma única tentativa de acertar a palavra. No caso do desenho é interessante utilizar-se de palavras que exijam certa criatividade, e não desenhos simples como "tanque de guerra" ou "brasil" mas sim termos como "cultura" ou "luta de classes" que certamente serão mais desafiadores.

6 - Desafio - Ocorre apenas no final. O professor deve ter uma pergunta desafiadora. Normalmente escolho uma pergunta que não foi vista em aula, para testar a curiosidade dos alunos em geral. Por exemplo, se estivésemos vendo Egito Antigo eu poderia perguntar o nome do presidente do Egito que foi deposto pelo povo em fevereiro de 2011. Valorizando o conhecimento extra-sala. Seja como for, essa pergunta é desafiadora não só pela pergunta em si, mas pelas regras: Caso o aluno acerte os pontos do grupo são multiplicados por 2 ou soma-se 6 pontos (caso o grupo tivesse menos do que 6 pontos) Ao mesmo tempo, caso o aluno erre a resposta, ele perde todos os pontos.

Quanto à premiação:
O ideal não é dar pontos na prova e nem elementos como doces e balas. Embora certamente os alunos adorarão esse tipo de prêmio. Dar pontos em prova é, de alguma forma, mascarar o processo avaliativo, muito embora as perguntas envolvam a matéria. Dar doces e balas é uma forma de valorizar o consumismo e o valor das coisas em si. Melhor do que isso seria dar "experiências" como por exemplo, o direito de escolherem um tema específico de uma aula, com qualquer tema que o professor teria que pesquisar, ou como mostro nas fotos abaixo o prêmio que dei para uma outra competição que explico em outro post com mais calma, um tour de "cavalinho" pela sala, veja em que a comemoração se tornou!





autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

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