Google Analitics

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um acervo de vídeos históricos impressionantes para você

Um professor que saiba utilizar a Internet a seu favor, hoje em dia, tem um acervo praticamente interminável para material para se utilizar com os seus alunos. No caso de um professor de história, temos algumas vantagens especiais. É bem provável que você, sendo professor de história, já tenha passado algum filme que seja reprodução de alguma época histórica, e igualmente, é bem provável, que em algumas de suas aulas iniciais já tenha conscientizado os seus alunos sobre a importância dos documentos históricos.



O que é bem menos comum que seja feito, é unir as duas coisas passando vídeos reais, de época, para os alunos. Imagine poder explicar as mudanças na socidade após a revolução industrial mostrando vídeos reais do século XIX? Imagine poder falar das polêmicas com relação à invenção do avião utilizando-se das imagens reais dos primeiros vôos. Imagine poder explicar as guerras mundiais não mostrando filmes sobre a época, mas as cenas reais de guerra.
Isso não somente é possível, como é gratuito, e está muito mais perto do que você imagina. Diversos colecionadores começaram a compartilhar esse vídeos históricos no youtube há cerca de 5 anos, e como são vídeos que não possuem mais direitos autorais, então ninguém pode impedir as suas cópias.

Vamos aqui com algumas dicas para transformar o simples youtube em um estoque quase inesgotável de vídeos históricos

1 - Ao buscar pelo vídeo, busque por elementos específicos. Não adianta buscar simplesmente por "1a Guerra Mundial" ou "Revolução Indutrial". Busque, por exemplo, por "Batalha de Sommes" ou "Zepelin Hindenburg".

2 - Utilize do termo em inglês, pois a maior parte desses vídeos foram postados por ingleses ou americanos.

3 - Utilize-se do termo "real footage" que significa "Filmagem Original", desta forma você evita filmes ou vídeos sobre o tema e consegue os vídeos reais.

Veja alguns dos materiais interessantes que você pode achar. Por sinal, depois de "minerar" compartilhe seus achados aqui.
Comos são muitos "players" do youtube incorporados, pode demorar um pouco para carregar página.

1 - Virada do Século XIX











2 - 1a Guerra Mundial






3 - Invenções da Revolução Industrial







4 - Primeiros Filmes Produzidos











Lembre-se que isso são apenas alguns exemplos isolados dentro de uma lista de milhares de vídeos lhe esperando para serem compartilhados com seus alunos.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

Um comentário:

  1. muito legal essa iniciativa de compartilhar estes vídeos que são verdadeiros tesouros. vocês estão de parabéns. mas assim eu tenho uma duvida....se eu quiser usa-los em um curta ou documentário seria possível desde já obrigado

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft