Google Analitics

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Fantasias de Improviso - uma forma diferente de ambientalização histórica

Quem disse que os alunos não podem se divertir durante as aulas? Bem, para dizer a verdade já são poucos os professores que ainda acreditam em uma aula sem toques de diversão. Mesmo assim, algumas atividades podem trazer novos elementos de risadas ao mesmo tempo que ensinam.



Essa atividade que eu compartilho agora com vocês é o "Campeonato de Fantasias de Improviso". Nos 6ºs anos trabalho com a diversidade cultural. Unindo os temas de história antiga, onde vemos vários das primeiras civilizações, entro com a ideia de respeito às diferenças, uma vez que nos deparamos com culturas, crenças, costumes muito diferentes dos nossos.

Nos meus programas de 6º ano vemos: Mesopotâmia, Egito, Índia Antiga, China Antiga, Mongólia antiga, Civilizações Mezzoamericanas, Civilizações Andinas e Celtas, antes de entrarmos nos tradicionais Fenícios, Hebreus, Persas, Gregos e Romanos.

Com tanta diversidade cultural, temos uma "celebração" especial próxima ao final do ano que é o "Campeonato de Fantasia de Improviso" a ideia é que os alunos tentem criar fantasias improvisadas, com retalhos de pano, EVA, TNT, papel crepon, até panela de casa pode trazer. Não é permitido nenhum tipo de costura a máquina ou objeto que tenha sido feito especificamente para ser fantasia, mas não proíbo chales ou lenços por exemplo.

O resultado não é um grupo de fantasias profissionais, mas o principal é que a criatividade dos alunos é trabalhada, em conjunto com a sua atenção a pequenos detalhes, sejam culturais ou não. Por exemplo, ter uma correntinha com uma cruz sendo uma indiana antiga, pode fazer perder muitos pontos, deixar a mostra o relógio também. É preciso prestar atenção nos detalhes na hora da foto oficial.

Os critérios para a nota são:
1 - Criatividade (melhor uso dos objetos)
2 - Precisão Histórica (ausência de elementos anacrônicos)
3 - Cooperação (uma vez que são vários alunos ajudando a montar a fantasia em apenas um)

Veja abaixo algumas fotos dos restultados:
















autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 15/05)

4 comentários:

  1. Olá, Leandro! Obrigada pela visita ao meu blog. Já estou seguindo o seu. Quanto à sua pergunta, os alunos é que escolheram os objetos a serem enterrados, a partir de uma pesquisa prévia de objetos semelhantes aos da Pré-História ou da Antiguidade. A partir disto, cada dupla enterrou o artefato numa caixa e levou para a aula. Espero ter ajudado!Obrigada e visite sempre!Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal o concurso de fantasias improvisadas!!!! Ótima ideia!Também trabalho a diversidade cultural no 6º ano. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ah...depois que comentei li em seu blog a proposta de atividade "Cartas ao Passado", e ameeei! Gostaria de pedir permissão para realizar a atividade com meu 7º ano. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Ótima atividade. Permissão pra fazer com meus alunos.

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft