Google Analitics

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Site Pessoal do Professor

Houve uma época em que ter o seu site pessoal exigia investimento de tempo e dinheiro. Primeiramente era preciso ter um provedor, conhecimento de uma linguagem de programação, pagar um domínio, etc. Talvez, a dificuldade inicial, tenha assutado a muitos professores e colocado em suas mentes que ter um site não é para qualquer um. Entretanto, algumas ferramentas simples, práticas e gratuitas da Internet podem facilitar o dia a dia de qualquer profissional, ainda mais no caso dos professores, uma vez que lidamos com uma geração que já nasceu na era da Internet, nunca viram mundo sem a rede mundial de computadores e sem os celulares, ou seja, já faz parte do dia a dia deles e da linguagem "moderna".

Você já mexeu no orkut? Facebook? Se a resposta for positiva, então poderá fazer um site em poucos minutos, caso contrário, talvez demore um pouco mais. Seja como for, sabendo as ferramentas certas (aquelas que são fáceis de usar) é possível aprender a criar um site em menos de 2 horas.

Vamos algumas dicas

1 - Na dúvida, use o Blogger é uma ferramenta rápida, simples (como se fosse escrever no word) e de fácil divulgação. Utilizar as ferramentas simples é muito fácil, e quando você for pegando o jeito ele tem a opção de criar uma série de recursos interessantes (como contadores de visita, menu, links internos por palavras-chave, entre outras coisas). É muito simples nele postar imagens (como se fosse inserir no word) e postar vídeos do youtube (basta clicar no ícone que parece uma claquete e então fazer a pesquisa e adicionar). Além de tudo, todas as opção são gratuitas. Além disso o Blogger permite que você crie infinitos blogs, não apaga postagens com o tempo, é gratuito, e é fácil editar.

2 - Caso você seja mesmo fã do orkut ou facebook, uma outra boa opção é o ThinkQuest . Ele funciona exatamente igual esses sites de relacionamento, a não ser pelo fato de que ele é apenas para professores, alunos e educadores. A grande desvantagem é que um professor isolado não pode se cadastrar, é necessário que a escola se cadastre enquanto instituição (mas é gratuito). Uma vez dentro da comunidade você pode, além de postar materiais para seus alunos, conhecer outros professores pelo mundo todo

3 - Agora, meu favorito é o Webnode uma ferramenta gratuita e muito fácil de usar. Na versão gratuita o nome do site por ficar extenso. Por exemplo http://www.professor-leandro.webnode.com.br/ entretanto, por um valor pequeno ao ano (se não me engano R$ 35,00) é possível fazer o registro de um nome mais chamativo como http://www.profleandro.com/ . Seja como for, mesmo na versão gratuita, ela possui muitos recursos. Primeiramente há mais de uma centena de modelos "pré-prontos" ou seja, você já escolhe entre o layouts criados. Você pode criar menus, submenus, inserir fotos e vídeos, apresentações de imagens, fóruns de debate, pesquisas e enquetes, calendários interativos, entre outros. Ele se assemelha um pouco ao powerpoint em seu uso (mas bem mais limitado) onde você vai arrastando os recursos que você deseja para dentro dos espaços vazios.

4 - Para quem gosta mais de efeitos visuais, uma outra opção é o Wix, ele é gratuito e muito simples de mexer. Embora ele não tenha recursos tão formais como os outros que eu disse, a vantagem é que ele funciona praticamente igual ao powerpoint, tanto na parte de efeitos, animações, como na facilidade de se colocar qualquer figura que você queira em qualquer lugar desejado. O perigo é exagerar nos efeitos especiais (simples de se colocar) e com isso o site demorar muito para carregar.

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)


3 comentários:

  1. Olá Lenadro,

    Gostei bastante do seu "cantinho" e voltarei muitas vezes.
    Sucesso!
    Com carinho!
    Cybele

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo site!
    Visitarei mais vezes...

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas, muito bom.
    Parabéns, professor !

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft