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domingo, 20 de fevereiro de 2011

Jogos Eletrônicos de História

A disciplina de história tem tudo para motivar os alunos. Ela é tão inspiradora que, saindo da sala de aula inspira filmes, jogos eletrônicos, de tabuleiro, novelas, poesias, teatro, etc. Eu sei que há uma série de conceitos básicos e um certo tipo de conscientização social e política que, por vezes, pode ser esquecido nestas inspirações citadas acima (não de todo, isso é certo).

Seja como for, se hoje em dia temos uma quantidade tão grande de produções culturais baseadas na história, por que não as utilizar também na sala de aula? De certa forma é relativamente comum aos professores passarem filmes aos seus alunos, pretendo em um próximo post discutir sobre as verdadeiras vantagens de se utilizar um filme de história, e os perigos de fazê-lo de forma inadequada. Mas neste momento, o foco são os jogos eletrônicos baseados na história.

Primeiramente é importante ter em mente que o jogo não ensina (a não ser em raros casos), mas permite ao aluno imergir em um universo cultural da época, desenvolvendo sua imaginação, baseada em determinados momentos histórico-culturais. É importante que os jogos sempre sejam acompanhados pelo professor, com discussões, pois o aluno, por si só, não será capaz de perceber a profundidade de reflexões que os jogos podem suscitar. Justamente por isso, é importante que antes de trabalhar com os jogos em sala de aula o professor tenha despendido um certo tempo a jogar, explorar o jogo e refletir sobre o mesmo. É importante que o jogo tenha erros históricos, ainda assim ele pode auxiliar o aluno.

A quantidade de jogos supera a casa da centena, se não chegar à casa do milhar. Por isso selecionei alguns que mereciam destaque, muitas vezes mais para termos uma gama de categorias e tipos de utilização, do que em qualidade dos jogos em si (seja na qualidade gráfica, seja na histórica).

1 - Jogos de Recriação de locais Históricos:

Esses jogos recriam através de plantas e escavações arquelógicas locais históricos, como o Templo de Luxos, o Palácio de Versailles ou construções romanas, como o senado, Coliseu, ou ainda a catedral de Santa Sofia. Normalmente o jogo funciona como uma boa investigação criminal, com desafios de raciocínio muito mais do que de habilidades (exceção feita ao The Shadow of Rome).

No caso destes jogos o professor tem a chance de deixar o aluno imerso no tempo histórico desejado, alguns são tão detalhistas que ao clicar em quadros de época, por exemplo, aparece um texto explicando o quadro, suas ideias etc. (como no caos de Versailles)

Veja alguns exemplos: EGITO - 1156 A.C.




O jogo recria diversas localizações no Egito antigo, trabalha a questão da disputa de poder entre faraó e sacerdotes, a questão da religião e técnicas como a de medição de hora, estação do ano e irrigação.

Versailles 1685 - DC










Com uma recriação muito cuidadosa do palácio de Versailles e de todo o sistema de palácios de jardins franceses no final do século XVII, o jogo recria o clima do sistema absolutista, conflitos internos, sofrimento dos pobres e serviçais, luxo e ostentação do rei e da nobreza, entre outros. Enquanto passeia pelo palácio você tenta descobrir através de pistas e investigação quem está mandando bilhetes ameaçando a vida do rei.



Bizantine






Ao contrário dos outros dois, esse jogo se passa no presente, em Istambul, com fotos e filmagens reais da cidade, tendo como foco central uma série de atentados que estão ocorrendo na Catedral de Santa Sofia, mas várias outras localidades históricas são visitadas durante o jogo, sempre com um pano de fundo histórico (incluindo algumas viagens no tempo).

2 - Jogos de Estratégica Histórica
Essa categoria de jogos colocam o jogador (ou o aluno) no papel de líder de um povo, tomando decisões que podem influenciar toda a história do mundo. Alguns se limitam a participação específica dentro de um período histórico ou mesmo seguindo a vida de um personagem real (como no age of empires II, onde você pode refazer a trajetória de Joana D'arc, Saladino, Barba Ruiva, Gengis Khan, entre outros) ou então, colocando-o como um líder "imortal" que acompanhará toda a história de um povo específico, desde a pré-história até os dias atuais (como no caso de Civilization). Não importa o formato, esses jogos além de divertidos e empolgantes (uma vez que envolvem batalhas e os alunos adoram isso) trabalham com a questão de evolução técnica, importância da força de trabalho, e em alguns casos, importância da religião, cultura, folclore, etc.

Série Age of Empires -











A série possui uma vários elementos interessantes de serem trabalhados, dependendo do número ou expansão. Desde mitologia egípcia, grega e nórdica (Age of Mythology), a grande evolução do sedentarismo para o nomadismo na pré-história (Age of Empires 1), personagens históricos específicos da Idade Média (Age of Empires 2), ou ainda conflito de civilizações na época das navegações (Age of Empires 3). Cada qual possui praticamente uma centena de possibilidades para se explorar, sendo difícil explicar aqui em poucas linhas.

Civilization







Nesta série você é o líder imortal de uma civilização desde o seu surgimento, logo após o fim da pré-história (ou ainda no período neolítico, na versão 4) e comanda a mesma até a era atual (ou até 2100, dependendo da versão). O jogo é intensamente rico no que diz respeito ao trabalho de história. Na versão 4 é possível controlar o tipo de relação de trabalho, de sistema jurídico, de sistema religioso e político de sua civilização, escolher as tecnologias que serão pesquisadas, controlar a produção das cidades, diplomacia com os povos vizinhos, entre outros. O jogo é jogado em uma recriação do planeta Terra e você pode escolher uma entre 50 civilizações diferentes (infelizmente não os brasileiros). A versão 2 é a melhor para se trabalhar com os alunos, uma vez que o nível de complexidade é menor e em uma aula já é possível avançar até mais ou menos o fim da Idade Antiga, de modo que em 4 aulas os alunos poderão ver um avanço realmente significativo. Ainda assim o melhor é mostrar o jogo e depois deixar que eles se divirtam em casa ou na lan-house.

Hearts of Iron



Mesmo sem apelo gráfico, esse simulador é como se fosse um gigantesco jogo de war, com milhares de territórios para se explorar. Ele é um jogo de tática de guerra, mas você controla também a economia do povo escolhido. Uma das grandes vantagens é que é possível escolher realmente qualquer país da época da 2a Guerra, inclusive o Brasil, estando no papel de Getúlio Vargas. Incrivelmente preciso historicamente pode ser uma boa pedida para dar um panorama da 2a Guerra para os alunos.

Victoria Empire



De modo semelhante ao Hearts of Iron você assume o papel de um governante por volta de 1880 e tem o papel de garantir o avanço de seu país sobre o controle do mundo, bem na época do imperialismo e neocolonialismo. Você também pode assumir qualquer país para impedir que este seja conquistado, seja economicamente ou politicamente. Um pouco complexo para os alunos, pode ser uma boa pedida como indicação extra para os alunos do ensino médio.

Jogos do History Channel:

O famoso canal pago de história também lançou seus jogos, todos eles são de ação e envolvem cenas de guerra, apesar disso não parecer muito educativo (o que fizeram para garantir a conquista do mercado de jogos) eles recriaram com precisão impressionante muitos cenários históricos, como o da Guerra Civil Americana que veremos abaixo. Essa precisão ajuda a compreender, por exemplo que não adiantava querer vencer uma batalha no tiro (com o tempo de demora para se recarregar e a dificuldade de achar pólvora).




Jogos Online e Gratuitos de História:

Todas as opções acima são de jogos pagos (embora seja possível encontrar cópias dos mesmos vasculhando com calma pela net). Seja como for não posso deixar de sugerir também o trabalho com jogos on-line gratuitos, bem menos precisos historicamente falando, podem ser uma boa pedida para que os alunos se divirtam enquanto aprendem.

como já criei um post grande demais, vou apenas colocar um link de uma seleção de jogos com comentários que fiz para os meus alunos no meu site pessoal:

http://www.profleandro.com/dicas-de-jogos/

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

4 comentários:

  1. Leandro
    Gostei muito desta sua publicação, inclusive por defender muito o uso de jogos digitais e on-line na educação (defendi tese na USP a respeito).
    Então, aproveitando o tema, e pedindo sua licença, divido com você e seus leitores a experiência que tive com aulas sobre Idade Média utilizando um engraçado jogo de xadrez digital, cujo relato publiquei no Portal Educarede: Xadrez virtual e aulas sobre Idade Média (http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=27)


    abraços

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  2. Age of empires é o melhor.

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    Respostas
    1. Sim. Ótima série. Pena que a Microsoft parou no 3o. Tanto sucesso...

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  3. Parabéns por esta apurada coletânea! Não conhecia os primeiros títulos apresentados, somente a série Age of Empires, com a qual muito aprendi. Exemplos de como a tecnologia pode ser positiva.

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