Google Analitics

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Um zilhão de fotos para você usar com seus alunos

Embora a quantidade "zilhão" oficialmente não exista, tenho certeza que esse deve ser, aproximadamente, o número de imagens disponíveis na Internet. Certamente o termo "trilhão" ou qualquer outro "ão" inventado já estariam ultrapassados para imensa riqueza.



Apesar de uma quantidade tão grande de imagens sobre praticamente tudo, são raros os professores que matém um banco de dados atualizado sobre temas que poderiam enriquecer suas aulas. Talvez isso ocorra pela simplicidade de acesso a essas imagens no google-imagens, ou talvez, porque fazer grandes seleções das imagens corretas necessita de tempo de dedicação.

Seja como for, ao meu ver, independente da resposta acima, há um problema ainda pior. Praticamente todas as vezes que um professor se dispõe a criar tais bancos de imagens, ele o faz de forma solitária. De modo que o conjunto de imagens que ele irá possuir dependerá pura e simplesmente do tempo dedicado por ele nesta seleção.

Desta forma, algo muito sábio, seria que os professores colocassem em prática a tão falada cooperação que é repetida aos alunos com tanta constância. Embora a minha seleção pessoal seja muito mais focada para a área de história (a qual eu leciono) a deixo completamente disponível on-line para qualquer interessado, na verdade o faço na esperança de que outros professores se unam a mim e possamos, em breve, criar bancos de imagens compartilhados com os colegas.

Para você compartilhar um banco de imagens seus com colegas ou alunos é muito simples e muitas são as ferramentas que podem ser utilizadas para isso. Temos, por exemplo, o Flickr e o Picasa. Por costume, e não por superioridade de um com relação a outro, tenho costume de me utilizar do Picasa.

Veja alguns recursos interessantes que ele dispõe:
1 - Mais de 7 Giga para se arquivar imagens. Imaginando uma média de 50kb cada imagem JPG a ser colocada, isso significa espaço para 140.000 fotos.
2 - Ele permite um programa que faz o upload automático das fotos, que pode ser baixado aqui, com ele você pode enviar facilmente qualquer imagem para os albuns virtuais.
3 - Cada álbum chega a ter até 1000 fotos.
4 - Você pode inserir facilmente uma lista de imagens em seu blog, compartilhar em outros sites, facebook, etc.

Para compartilhar as fotos em forma de apresentação de slide, conforme faço abaixo siga os passos:
1 - Envie as fotos para o Picasa e crie o álbum

2 - Vá ao lado do site onde está escrito "links para esse álbum"
3 - Escolha "incorporar apresentação de slides"
4 - Selecione o tamanho da apresentação (para um blog ou site o melhor é 600)


5 - Após isso ele vai gerar um código. Copie esse código e depois cole ele como "HTML" onde você quiser que apareça a apresentação.

Abaixo compartilho (em especial para os professores de história) meus acervos de fotos. Quem sabe não possamos trocar material para facilitar a vida de todos?

















































autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

2 comentários:

  1. Parabens pelo post, muito bom, foi compartilhar no meu blog.

    Abraços

    Daniel Caixeta

    ResponderExcluir
  2. Suas informações são preciosas, pois esse programa é tudo de bom e mais um pouco. Trabalhar conteúdos pedagógicos com ele será maravilhoso, sem muita complicaçâo e divertidíssimo. Parabéns pela postagem.

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft