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domingo, 27 de fevereiro de 2011

Oficina de Jogos Educacionais

Recentemente postei aqui neste blog um trabalho de alunos sobre um Card-Game de história entretanto, após alguns comentários que recebi pelo FaceBook de alunos que se sentiam injustiçados (e com razão) porque eu falava da criação de apenas um dos jogos que criamos nas aulas.




Por isso resolvi colocar esse post falando apenas sobre a criação dos jogos educacionais, sem colocar um jogo em especial. Isso ocorre, em parte, porque alguns dos jogos que eles criaram possuem tabuleiros, o que dificulta explicar o seu funcionamento. Como esse abaixo, que tem como temática o período da Idade Média até a Expansão Marítima Europeia.





A criação de um jogo educacional pode ser muito interessante e envolvente para os alunos, especialmente porque esses adoram jogar e em geral querem desenvolver seus próprios jogos baseados nas experiências e discordâncias que eles têm de regras de jogos que conhecem.

O primeiro passo é o professor estabelecer o seu objetivo. O objetivo é ainda mais importante do que a temática do jogo. Podemos ter dezenas de jogos sobre o feudalismo, por exemplo, mas com objetivos diferentes.

Por exemplo, se o objetivo é a memorização de nomes e datas, um jogo simples do tipo "master" ou "passa ou repassa" pode dar conta, mas em geral a simples "memorização" não é o objetivo que devemos ter em mente, de modo que esses jogos acabam sendo muito superficiais.

Primeiro estabelecemos um objetivo. Por exemplo: Compreender a relação entre as três principais classes sociais na Idade Média e o impacto do surgimento de uma quarta. Ou seja, servos, nobres, clero, e o surgimento da burguesia.

Depois, vamos pensar em que categoria de jogo facilita o objetivo atingido. Vou colocar abaixo algumas categorias de jogos para auxiliar vocês:
- Jogo de tabuleiro (com categorias como, "estilo xadrez", "estilo war", "estilo circuito" )
- Jogo de cardgame (alguns visam memória, como SuperTrunfo, mas outros são bem mais complexos, como Magic)
- Jogo tipo memória
- Jogo de perguntas e respostas (master)
- Jogo corporal (tipo mímica ou teatro)
- Jogos de RPG (ou Narração Interativa)
- Jogos eletrônicos (neste caso fica para um outro post)
Entre muitos outros.

Se o meu objetivo é trabalhar relações, não posso me utilizar de jogos de memória, por exemplo. Um jogo de RPG permitiria aprofundar mais nas características dos personagens e relações entre eles, mas se o objetivo é trabalhar as 4 classes, talvez o melhor fosse um jogo que envolvesse mais a estratégia como um todo e não algo pontual. Dessa forma um jogo de tabuleiro no estilo war, ou um jogo de cardgame.

A elaboração do jogo deve ser feita com os alunos, levando em conta elementos que eles aprenderam sobre a matéria, ou então ser feita previamente, como uma introdução de algumas ideias. Neste caso também o que importa é o objetivo do professor.

Seja como for, em um curto espaço de um post é impossível explicar como fazer um jogo educacional. Desta forma deixo aqui meu e-mail professorleandrovillela@gmail.com para que possamos estabelecer contato e quem sabe, juntando pequenos grupos de professores interessados, criarmos pequenos mini-cursos.

Aproveito para colocar abaixo um agradecimento especial ao pessoal da LudusCulturalis, uma ONG que trabalha com jogos educacionais (infelizmente o site foi desativado há algum tempo) e que muito me ensinou sobre a educação x jogos, em especial o RPG. Seguem algumas fotos de suas oficina com os famosos "laranjinhas".









autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 15/05)

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