Google Analitics

quarta-feira, 23 de março de 2011

Trabalhando com Quino

Trabalhar com charges é algo indispensável nas aulas de história (além de ser uma ótima sugestão para português. geografia, inglês, espanhol, filosofia, etc.) Com seu cunho crítico e político, elas estão espalhadas por jornais, sites, revistas, um facilitador para a compreensão de textos mais complexos, que nem sempre interessam aos alunos dos dias de hoje. A charge, entretanto, pelo seu apelo visual e cômico, sempre chama a atenção.



Alguns sites de charges animadas já ganharam espaço entre os alunos, como Mundo Canibal. Sites como estes nem sempre possuem temas que podem ser muito aproveitados em sala de aula, contendo um humor negro, politicamente incorreto. Seja como for, a linguagem da charge é conhecida dos jovens e adolescentes e utilizar-se de uma linguagem previamente conhecida pode ser um bom caminho para estabelecer uma comunicação mais eficiente.

No extremo oposto de Mundo Canibal, estão as charges político-filosóficas de Quino. Ele é bem conhecido pela sua personagem Mafalda, a menina que vê criticamente o mundo a sua volta. Entretranto, o que muitas pessoas não sabem, é que Quino possui uma infinidade de outras charges, igualmente interessantes (às vezes até mais) que trabalham com os mais diversos temas. Entre suas publicações "Bem, Obrigado", cuja capa insiro abaixo. Um desenho tão simples, mas tão rico de se trabalhar com os alunos independente da temática a ser apresentada.

(veja o carimbo para descobrir o segredo)


A partir de uma percepção mais detalhada das imagem e das possíveis interpretações da mesma, é possível instigar os alunos a terem percepções mais profundas que podem ser encontradas em outros desenhos de maior complexidade. Alguns precisam da compreensão do contexto no qual eles estão inseridos. Mas Quino possui uma produção de caráter universalista, quando trabalha a questão da natureza humana. Assim, independente da época na qual o estuda, do país, do contexto histórico, da matéria ou da disciplina, é possível criar grandes reflexões mesmo sobre as charges mais simples.

Deixo aqui algumas delas com pequenas frases para reflexão. Deixo também um link de um blog específico criado com os meus alunos do 8o ano, para trabalhar a análise de produção cultural nas aulas de história focado para o 8o ano do Ensino Fundamental.

Liberdade de Expressão / Censura


Corrupção / Sistema Penal


Ser x Ter / Socialismo x Capitalismo

Crítica ao Capitalismo


Censura


Pesos e Medidas / Crítica ao capitalismo


Se enquadrar no esquema




























autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak
(Revisado por Heloisa Machado em 20/04)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft