Antes de tudo deixo para os leitores uma opinião pessoal. Não creio que seja possível, hoje, substituir a avaliação escrita, e creio que sendo preciso rever a forma como pensamos a avaliação (e é) isso vai muito além da forma escrita ou eletrônica da mesma.
Ainda assim, há uma série de ferramentas da Internet que nos facilitam a aplicação de atividades on-line, de modo que os alunos possam se sentir mais a vontade em realizá-las por estarem acostumados com a nova tecnologia (a chamada geração Z, que já nasceu na existência da Internet). As últimas pesquisas do IBGE - PNAD - demonstram que mais de três quartos da população brasileira já possui acesso à internet, seja em casa, no serviço ou através de lan-houses. Desta forma nada mais útil do que pensar que as lições possam ser também realizadas de forma on-line ou que a escola possa oferecer ao aluno, em uma sala de informática, a possibilidade de realizar avaliações com o auxílio do computador. Especialmente em um mundo onde, muito provavelmente o aluno vá trabalhar em alguma função que já seja feita através do computador ou em pouco tempo (quando ele se formar) poderá ser realizada com o auxílio do mesmo.
Neste post eu tratarei de dois temas diferentes,de igual importância:
1 - Ferramentas on-line que facilitam a aplicação de atividades na web
2 - Diferenças da forma de se pensar a avaliação do aluno uma vez que esta esteja sendo realizada virtualmente
FERRAMENTAS:
Há, basicamente, três ferramentas diferentes que podem ajudar o professor na criação das atividades on-line. Cada uma em seu nível de complexidade e com suas vantagens.
1 - GoogleDocs:
Para utilizar-se desta ferramenta basta ter uma conta Google (Gmail ou Orkut) .
Na página do google clique no "mais" e selecione "Docs"
Crie uma nova planilha
Antes de tudo, é preciso dar um nome à ela. Quando tiver um nome será salva automáticamente com o nome escolhido.
Crie então um formulário
No formulário você poderá adicionar uma série de recursos, criar questões de múltipla escolha, de gradação de 0 a 10, de seleção de caixa de opção, etc.
Após criar o formulário, você pode mudar o tema e deixá-lo agradável de ser visto pelos alunos.
Para enviar o formulário aos alunos, basta selecionar o link que fica lá embaixo na página.
Veja aqui como ficou o exemplo criado (e aproveite para responder à minha enquete)
Outra opção muito interessante é o site Proprofs específico para professores e possui uma série de recursos a mais do que o GoogleDocs. O único inconveninente é que é pago (poucos reais por ano!! mas é pago).
As vantagens são
1 - Assim que o aluno acaba de clicar na resposta, caso você deseje, a lição se auto-corrige e entra para você corrigido.
2 - Pode-se inserir vídeos e imagens.
3 - Você tem relatórios mostrando o desempenho dos alunos.
4 - O tempo que o aluno demorou pra fazer a lição (o que pode ser muito útil para cobrar dedicação, por exemplo)
5 - Sorteia, aleatoriamente, questões de um banco, e caso o banco seja razoavelmente grande, é possível que vários alunos façam a mesma prova sem nunca repetí-la.
Como esse é pago, não sei se tenho direito de divulgar as imagens dele aqui. Mas criei uma "lição" para vocês testarem e ver como funciona. Ela está aqui
Veja como é interessante a opção da auto-correção e da nota final automática.
autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail. com
Ilustrações: Karen Novak
(Revisado por Heloisa Machado em 30/04)
(Revisado por Heloisa Machado em 30/04)
Leandro, adorei a dica. Faz tempo que quero criar formulários no Google quem sabe desta vez. Respondi os dois formulários que você criou porém o questionário no Proprofs havia erros na digitação. Não acredito que trenha sido uma falha sua mas sim do programa. Você viu isto?
ResponderExcluirOi Leandro
ResponderExcluirGostei muito do formulário e da possibilidade tecnologica que ele proporciona ao professor. Vou testar e passar aos professores.
Eliângela
http://professoraelisangelamenezes.blogspot.com/
Olá, eu uso o Google Docs a um tempinho, nos formulários, alguns colegas me realtam que nem todos os questionários chegam.
ResponderExcluirGostava muito da opção de publicar slides pelo google Docs, gostava pq agora não encontro mais esta opção.