Google Analitics

terça-feira, 15 de março de 2011

Como Aplicar provas ou atividade online

Antes de tudo deixo para os leitores uma opinião pessoal. Não creio que seja possível, hoje, substituir a avaliação escrita, e creio que sendo preciso rever a forma como pensamos a avaliação (e é) isso vai muito além da forma escrita ou eletrônica da mesma.



Ainda assim, há uma série de ferramentas da Internet que nos facilitam a aplicação de atividades on-line, de modo que os alunos possam se sentir mais a vontade em realizá-las por estarem acostumados com a nova tecnologia (a chamada geração Z, que já nasceu na existência da Internet). As últimas pesquisas do IBGE - PNAD - demonstram que mais de três quartos da população brasileira já possui acesso à internet, seja em casa, no serviço ou através de lan-houses. Desta forma nada mais útil do que pensar que as lições possam ser também realizadas de forma on-line ou que a escola possa oferecer ao aluno, em uma sala de informática, a possibilidade de realizar avaliações com o auxílio do computador. Especialmente em um mundo onde, muito provavelmente o aluno vá trabalhar em alguma função que já seja feita através do computador ou em pouco tempo (quando ele se formar) poderá ser realizada com o auxílio do mesmo.

Neste post eu tratarei de dois temas diferentes,de igual importância:
1 - Ferramentas on-line que facilitam a aplicação de atividades na web
2 - Diferenças da forma de se pensar a avaliação do aluno uma vez que esta esteja sendo realizada virtualmente

FERRAMENTAS:

Há, basicamente, três ferramentas diferentes que podem ajudar o professor na criação das atividades on-line. Cada uma em seu nível de complexidade e com suas vantagens.

1 - GoogleDocs:

Para utilizar-se desta ferramenta basta ter uma conta Google (Gmail ou Orkut) .
Na página do google clique no "mais" e selecione "Docs"


Crie uma nova planilha

Antes de tudo, é preciso dar um nome à ela. Quando tiver um nome será salva automáticamente com o nome escolhido.


Crie então um formulário

No formulário você poderá adicionar uma série de recursos, criar questões de múltipla escolha, de gradação de 0 a 10, de seleção de caixa de opção, etc.
Após criar o formulário, você pode mudar o tema e deixá-lo agradável de ser visto pelos alunos.

Para enviar o formulário aos alunos, basta selecionar o link que fica lá embaixo na página.


Veja aqui como ficou o exemplo criado (e aproveite para responder à minha enquete)


Outra opção muito interessante é o site Proprofs específico para professores e possui uma série de recursos a mais do que o GoogleDocs. O único inconveninente é que é pago (poucos reais por ano!! mas é pago).

As vantagens são
1 - Assim que o aluno acaba de clicar na resposta, caso você deseje, a lição se auto-corrige e entra para você corrigido.
2 - Pode-se inserir vídeos e imagens.
3 - Você tem relatórios mostrando o desempenho dos alunos.
4 - O tempo que o aluno demorou pra fazer a lição (o que pode ser muito útil para cobrar dedicação, por exemplo)
5 - Sorteia, aleatoriamente, questões de um banco, e caso o banco seja razoavelmente grande, é possível que vários alunos façam a mesma prova sem nunca repetí-la.

Como esse é pago, não sei se tenho direito de divulgar as imagens dele aqui. Mas criei uma "lição" para vocês testarem e ver como funciona. Ela está aqui

Veja como é interessante a opção da auto-correção e da nota final automática.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 30/04)

3 comentários:

  1. Leandro, adorei a dica. Faz tempo que quero criar formulários no Google quem sabe desta vez. Respondi os dois formulários que você criou porém o questionário no Proprofs havia erros na digitação. Não acredito que trenha sido uma falha sua mas sim do programa. Você viu isto?

    ResponderExcluir
  2. Oi Leandro
    Gostei muito do formulário e da possibilidade tecnologica que ele proporciona ao professor. Vou testar e passar aos professores.
    Eliângela
    http://professoraelisangelamenezes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu uso o Google Docs a um tempinho, nos formulários, alguns colegas me realtam que nem todos os questionários chegam.
    Gostava muito da opção de publicar slides pelo google Docs, gostava pq agora não encontro mais esta opção.

    ResponderExcluir

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft