Google Analitics

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tirando Informações das Imagens

Um dos péssimos defeitos dos livros didáticos é que, por vezes, o uso de imagens é para efeito meramente decorativo. A leitura de uma imagem é tão importante quanto a leitura de um texto escrito, e com o nosso mundo cada vez mais imagético, essa análise fica ainda mais importante.
Trabalho com os meus alunos desde cedo essa atividade (6º ano)

Vou compartilhar com vocês aqui algumas reflexões que faço com o 6º ano, analisando duas imagens pré-históricas.


No título, o óbvio: "cena de caça". Esta imagem tão rica, às vezes, serve apenas como uma mera e simples ilustração perdida, mas veja a quantidade de elementos que podemos tirar dela com uma análise mais cuidadosa.
1 - Os homens estão todos de um lado e os animais de outro, isso demonstra organização, muito provavelmente pela fala já desenvolvida.
2 - As armas são claramente arcos e flechas, o que demonstra toda uma técnica de produção de cordas.
3 - Eles estão atirando nas fêmeas adultas e não no macho, que vem atrás. Isso demonstra uma técnica de caça, inteligente por sinal, afinal matar os filhotes seria tolice, matar o macho seria difícil e acabaria com as futuras gerações.
4 - Preste atenção como as flechas se concentram em uma mesma fêmea, demonstrando planejamento.
5 - As flechas acertam de frente, no peito, demonstrando conhecimento da anatomia do animal caçado, flechada no coração.






Em comparação com a anterior, temos outra imagem riquíssima, que não raro, passa despercebida, e vez ou outra, com o título errado (já vi nesta imagem o título "Cena de caça" (tudo que ela não é).
Primeiro, veja que não há qualquer instrumento de caça. Não tem lanças, flechas nem nada do tipo. Os animais estão apenas sendo levados para um certo local, provavelmente um pasto ou curral.
Veja que aqui cada animal é detalhadamente marcado em suas manchas específicas, demonstrando como são diferentes entre si, em vez de fêmeas genéricas como na imagem acima. Isso dá ideia de posse de cada animal, é preciso destacar o seu animal dos outros.
Podemos ver no centro, dois seres humanos representados maiores do que os outros, e ainda possuem algo na cabeça, demonstrando uma hierarquia, eles são mais poderosos.
Temos também pessoas apenas sentadas, sem estarem envolvidas com os animais representados, explicitando a evolução da caça para a domesticação de animais que permitia mais tempo livre, e portanto, trabalhos especializados.
Temos crianças sendo instruídas.
Se bobear ainda há quem consiga jurar de pé junto que há jogos ou brincadeiras na imagem (embora isso seja uma inferência de menor grau de certeza)

..

Ou seja, professor, explore as imagem com seus alunos, os ajude a ver. Essa é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo.
Posteriormente, se for de desejo dos leitores, farei outros posts de análise de imagem.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa Machado em 03/05).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blog parceiro - Conteúdos Educacionais Microsoft