Uma das principais funções da disciplina de história no Ensino Fundamental é o desenvolvimento do respeito pelas culturas diferentes da nossa. Esse objetivo atitudinal aparece em muitos dos planjemanetos de professores, aparece nos documentos oficiais do governo, mas nem sempre há formas hábeis para que o professor trabalha o respeito às tais diferenças e o combate ao preconceito, tanto racial como cultural.
A melhor forma de fazer com que o aluno desenvolva tal respeito é colocá-lo em contato com diversas culturas, demonstrando o que há de interessante naquela cultura, ressaltando os aspectos positivos, permitindo assim que o aluno desenvolva sua própria identidade a partir do convívio com o diferente.
Algumas cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro, possuem uma riqueza cultural impressionante e que pode ser utilizada pelos professores para atingir-se esse objetivo. Em São Paulo temos mais de uma centenas de religiões diversas e centros culturais que possuem o interesse (e função social) de divulgar aspectos de sua cultura e crença às pessoas e de forma gratuita. Poder aproveitar-se desse incrível potencial permite um aprimoramento verdadeiro nas aulas.
As fotos que se seguem são de uma palestra de um monge hinduísta com os meus alunos de 6o ano. Há alguns destes templos aqui em São Paulo, com pessoas dispostas a explicarem sua cultura justamente para viverem em uma sociedade com menos preconceito a respeito de suas cerimônias religiosas, então, por que motivo não somar esforços a esse respeito. Além de templos hinduístas, temos budistas, taoístas, xintoístas, mesquistas islâmicas e sinagogas judaicas (além de arquivos históricos e casas de cultura, como a casa de cultura judaica) que teriam muito interesse em divulgar essas aspectos culturais a culto nulo ou muito baixo.
Além disso, sempre há a possibilidade de se estabelecer um contato através de vídeo-conferências conforme já explicado em post anterior aqui.
Texto: Leandro Villela de Azevedo
Ilustrações: Karen Novak
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