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quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Anotação eletrônica de aula - O poder do Evernote

Faz cerca de um ano que comecei a adotar as anotações eletrônicas das minhas aulas de história com os alunos do 7o ano do ensino fundamental ao 3o do ensino médio. O processo se deu da forma mais natural possível. Os alunos que tivessem interesse poderiam trazer os seus aparelhos eletrônicos e anotar a aula de forma eletrônica (ter as suas anotações pessoais de caderno feitas através de aparelhos portáveis).

A princípio não havia limitações, sejam smartphones sejam tablets ou mesmo notebooks. Para garantir que não houvesse problemas logo percebi que algumas regras eram fundamentais:

1 - O aluno deve escolher entre anotar a aula em papel ou em forma eletrônica, mas uma vez escolhida a forma oficial tem de se manter (ter o caderno fragmentado cada parte anotada em um lugar só dificultaria o estudo depois)

2 - Querer anotar tudo de forma eletrônica já impõe duas responsabilidades. A bateria tem que já vir carregada (a única tomada da sala não daria conta de permitir a possibilidade de recarregar aparelhos portáveis) e da primeira vez que for pego fazendo qualquer coisa em seu aparelho que não anotando a aula, automaticamente está proibido de fazer anotações eletrônicas e tem de passar o caderno inteiro à limpo e ser vistado.

3 - A anotação precisa ser feita usando algum programa ou aplicativo que se utilize da nuvem (isso só pode ser feito se os alunos tiverem a internet 3G ou o local em questão tiver uma rede wifi que suporte a conexão de todos os anotadores eletônicos na Internet ao mesmo tempo (fica da dica: modens wifi padrão, mesmo das melhores marcas, só conseguem conectar 15 aparelhos ao mesmo tempo) uma das soluções que arrumei foi compartilhar o meu próprio 3G do celular através de ancoragem wifi quando necesário. Neste caso os melhores programas que sugiro são o GoogleDrive (utilizando-se do recurso googledocs que já tanto falei aqui em meu blog) ou o Evernote, que tem muitas vantagens também.

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Para muitos talvez a anotação eletrônica pareça ser sem sentido. Qual a vantagem do aluno ter o seu caderno de forma eletrõnica? Não é melhor o caderno em papel com o qual todos já estão acostumados e não tem perigo de falhas?

Sem dúvida o caderno em papel tem suas vantagens, mas como essas já são evidentes para todos os que a usam há mais de 500 anos, prefiro me forcar nas vantagens das anotaões eletrõnicas:

A - A inserção em tempo real de imagens, mapas e gráficos. Com o acesso à imagens do google a um simples toque de dedo os cadernos compartilhados logo estavam lotados de imagens ilustrativas, explicativas, mapas e gráficos que comprovavam o que estava sendo falado em aula, davam mais realidade ao que estava sendo explicado. Muitas vezes uma imagem que estava presente em um  texto ou apenas sendo mencionada no texto já se integrava ao caderno do aluno. Qualquer imagem ou mapa projetado por mim logo se incorporava ao caderno do aluno. E mesmo aqueles desejos mais complexos e esquemáticos, que não podiam ser achados prontos em lugar nenhum podiam ser incorporados através do simples recurso de se tirar fotos deles na lousa e inserir nos cadernos.

B - A facilidade quase nata dos alunos para anotação eletrônica. Pode parecer estranho para muitos mas a maior parte dos adolescentes hoje em dia tem como único momento em que escreve de forma manuscrita a sala de aula, todo o resto da comunicação escrita dele ocorre digitalmente. E na maior parte dos casos essa digitação não é feita em computadores, mas em aparelhos portáteis. Ou seja, ao permitir que se utilizem desses recursos estamos apenas fazendo com que façam as anotações se utilizando da forma que eles são mais especialistas, ao conrário das outras gerações que tiveram ou a sua inserção digital através de um grande teclado em cima da mesa, ou então que apenas tardiamente tiveram aceso às letras eletrõnicas e ficam "catando milho" na hora de digitar. Veja que a lógica aqui não foi obrigar a anotação eletrõnica, apenas permitir, assim muitos alunos que não se sentem a vontade em anotar digitalmente continuam tendo a segurança do papel

C - Empolgação dos alunos. Quando mais os alunos viam que suas anotaões estavam ficando mais completas, mais bonitas, com mais imagens e mapas mais começacam a se orgulhar delas. Sabemos que na sala de aula tradicional e nos cadernos tradicionais de papel há aqueles alunos que se orgulham em deixar o seu caderno impecável e outros nem tanto assim. Entretanto o que percebi é que muitos dos alunos que tinham cadernos em estado deplorável tinham muito mais facilidade de organização virtual destes cadernos e passaram a ter cadernos exemplares de forma eletrõnica.  Claro, isso não é regra, há aqueles que mantiveram dificuldades em ambas anotações.

D - Uma das maiores vantagens entretanto que percebi ao me utilizar deste tipo de anotaões é a facilidade com que eu, professor, passei a ter acesso aos cadernos dos alunos. Em nossa correria é impossível recolher cadernos de centenas de alunos e levar para casa, mesmo que seja para dar uma simples olhadela. Mas todos os cadernos sejam do googledrive sejam os do evernote precisavam obrigatoriamente ser compartilhados comigo. Isso significa que ao final de cada aula eu tenho acesso a olhar o que cada aluno anotou. É claro que essa possibilidade de acesso não significa que eu vou olhar todos sempre, mas quando achar necessário posso ver, e tento ao menos ver um por semana. É incrível essa experiência pois se pode ter acesso quase em tempo real da forma como os alunos entenderam a matéria, inclusive perceber muito antes de qualquer avaliação se alguma coisa foi mal entendida por muitos e corrigir isso na aula seguinte.

E - Compartilhamento entre alunos. Cada caderno eletrônico é facilmente compartilhável com os colegas, desta forma alunos que faltam conseguem acesso muito mais facilmente ao conteúdo perdido além de que na hora de estudar os alunos passam a ter acesso a cadernos de coelgas para comletar a sua visão da aula vista, fazendo com que as notas médias de meus alunos após adotar os cadernos eletrônicos tenha subido em mais de um ponto.


Um comentário:

  1. Maravilha, professor.
    Será que consigo fazer uso dessa técnica através do aplicativo - QuickMemo entre outros a depender do aparelho ?
    Creio que facilitará no compartilhamento dos conteúdos entre eles, caso perda a aula.

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