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segunda-feira, 14 de março de 2011

Tirando Informações das Imagens

Um dos péssimos defeitos dos livros didáticos é que, por vezes, o uso de imagens é para efeito meramente decorativo. A leitura de uma imagem é tão importante quanto a leitura de um texto escrito, e com o nosso mundo cada vez mais imagético, essa análise fica ainda mais importante.
Trabalho com os meus alunos desde cedo essa atividade (6º ano)

Vou compartilhar com vocês aqui algumas reflexões que faço com o 6º ano, analisando duas imagens pré-históricas.


No título, o óbvio: "cena de caça". Esta imagem tão rica, às vezes, serve apenas como uma mera e simples ilustração perdida, mas veja a quantidade de elementos que podemos tirar dela com uma análise mais cuidadosa.
1 - Os homens estão todos de um lado e os animais de outro, isso demonstra organização, muito provavelmente pela fala já desenvolvida.
2 - As armas são claramente arcos e flechas, o que demonstra toda uma técnica de produção de cordas.
3 - Eles estão atirando nas fêmeas adultas e não no macho, que vem atrás. Isso demonstra uma técnica de caça, inteligente por sinal, afinal matar os filhotes seria tolice, matar o macho seria difícil e acabaria com as futuras gerações.
4 - Preste atenção como as flechas se concentram em uma mesma fêmea, demonstrando planejamento.
5 - As flechas acertam de frente, no peito, demonstrando conhecimento da anatomia do animal caçado, flechada no coração.






Em comparação com a anterior, temos outra imagem riquíssima, que não raro, passa despercebida, e vez ou outra, com o título errado (já vi nesta imagem o título "Cena de caça" (tudo que ela não é).
Primeiro, veja que não há qualquer instrumento de caça. Não tem lanças, flechas nem nada do tipo. Os animais estão apenas sendo levados para um certo local, provavelmente um pasto ou curral.
Veja que aqui cada animal é detalhadamente marcado em suas manchas específicas, demonstrando como são diferentes entre si, em vez de fêmeas genéricas como na imagem acima. Isso dá ideia de posse de cada animal, é preciso destacar o seu animal dos outros.
Podemos ver no centro, dois seres humanos representados maiores do que os outros, e ainda possuem algo na cabeça, demonstrando uma hierarquia, eles são mais poderosos.
Temos também pessoas apenas sentadas, sem estarem envolvidas com os animais representados, explicitando a evolução da caça para a domesticação de animais que permitia mais tempo livre, e portanto, trabalhos especializados.
Temos crianças sendo instruídas.
Se bobear ainda há quem consiga jurar de pé junto que há jogos ou brincadeiras na imagem (embora isso seja uma inferência de menor grau de certeza)

..

Ou seja, professor, explore as imagem com seus alunos, os ajude a ver. Essa é uma habilidade essencial no mundo contemporâneo.
Posteriormente, se for de desejo dos leitores, farei outros posts de análise de imagem.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com

(Revisado por Heloisa Machado em 03/05).

domingo, 13 de março de 2011

Clipping - Atualidário - Atualidades

Cada vez mais a matéria "Atualidades" ganha espaço nos vestibulares, ENEM, concursos públicos e outros, ainda que não receba o nome específico de "Atualidades". Não é para menos. Em nosso mundo dinâmico o conhecimento do que ocorre é essencial. E por mais que alguns professores possam reclamar da falta de conhecimento de mundo dos alunos, percebemos que é função da escola mediar contato dos alunos com esse "mundo lá fora".

Entretanto, ter conhecimento nomes e datas pode não ser assim tão eficiente. Não basta que os alunos engulam informações, é preciso que eles consigam compreender os acontecimentos dentro de um contexto amplo, que consigam tecer opiniões sobre as notícias (não "achismos" que somente se faz reproduzir o que se ouviu em casa, leu na revista ou viu no jornal), mas uma opinião que possa levar em conta diversas facetas de uma notícia e a reflexão pessoal sobre ela.

E como a escola pode contribuir para esse aspecto tão difícil da vida que confunde até mesmo os adultos?

Há dois anos utilizo duas ferramentas que, embora não sejam perfeitas, têm me ajudado a cumprir os objetivos acima.

O Clipping e o "Atualidário" (Compartilhamento de conceitos através de anotação pessoal)

Neste post falarei apenas no Clipping, depois, trataremos do "atualidário" .

Muitas empresas utilizam o Clipping. Trata-se de uma seleção de notícias de um determinado tema, que é pertinente à sua área de atuação que é repassado aos funcionários, para que eles possam sempre estar "por dentro" do que acontece no âmbito correspondente. Isso é feito de forma objetiva e resumida, não dando margem a que eles se "percam" atrás de notícias de "menor importância"

No caso da escola, o projeto do Clipping funciona assim:
Divido os alunos em grupos temáticos: Exemplo: Política Nacional e Internacional, Economia Nacional e Internacional, Cultura, Saúde e Tecnologia. Cada aluno também recebe um dia de postagem semanal.

Criamos um blog e cada aluno entra semanalmente, no dia de sua postagem, para colocar no uma notícia, retirada de um jornal online, a respeito do seu tema. Durante toda a primeira etapa (com duração de 1 a 2 meses) somente peço que entrem e postem.

Para o professor essa é uma ferramenta muito cômoda. Isso porque o Blogger possui uma seção chamada "marcadores". É necessário pedir que os alunos "assinem" e o tema. Exemplo: "1-A João da Silva, Economia Internacional" assim o blogger entenderá que há dois marcadores. Basta, depois, o professor separar qual marcador é "nome" e qual é "assunto".



Para isso é necessário entrar em "Design" e em "Adicionar Gadget"


Selecione "marcadores" e clique no +



Selecione o que você quer usar.


E então selecione apenas os nomes dos alunos. Depois repita o procedimento marcando apenas os temas das postagens.



É importante, entretanto, que após as postagens você comece a trabalhar pouco a pouco a "fase 2" que é o comentário crítico. Essa parte é mais difícil, pois é necessário que o aluno já tenha certa consciência do que está acontecendo e do contexto das notícias, que precisa ser discutido em sala de aula.

Essa crítica serve para mostrar ao leitor do Clipping que há mais informações para serem consideradas, além das que estão colocadas na notícia, tentando contextualizar essa em um cenário mais amplo.
O Resultado do Clipping que venho desenvolvendo com os alunos está aqui.

É importante perceber que esse post está sendo feito em março e que os alunos tiveram apenas 2 meses para treinarem, entretanto, mesmo com apenas dois meses de trabalho, já podemos perceber um grande avanço (repare nas postagens mais antigas).
Além disso, é interessante que os professores compartilhem entre si os Clippings de seus alunos, de modo que em cada escola os alunos tenham acesso a Clippings feitos por outras instituições.

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 03/05)




Voltando ao funcionamento

Esse post é para pedir desculpas a todos os seguidores deste blog pela semana e meia que ele ficou abandonado. Tive sérios problemas pessoais e familiares que me fizeram ter de afastar-me da produção educacional. Espero, um dia, ter estrutura suficiente para que o blog seja mantido mesmo na ausência, ou alguma parceria, ou então a possibilidade de arquivar antecipadamente posts para evitar que isso aconteça. Quero que saibam que fico muito contente a todos os que me escreveram perguntando sobre as próximas postagens e os que entraram em contato contando sobre a forma como aplicaram as atividades presentes aqui em suas escolas e como está dando certo.

Quero que todos saibam que isso sempre é muito animador para mim, ver que o que eu compartilho aqui com vocês está realmente sendo útil. Na verdade esse é o melhor salário que eu posso receber por dedicar esse tempo diário na escrita do blog.

Seja como for, estou voltando com a corda toda, trazendo muitas novidades do mundo educacional, esperando conhecer ainda mais outras pessoas interessantes para que, juntos, façamos a educação do Brasil dar largos passos em direção a uma educação realmente significativa.

Obrigado
autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 05/05/2011)

quinta-feira, 3 de março de 2011

Numerolos - uma divertida forma de se aprender matemática

Durante o tempo que fui membro da ONG-LVDVS CULTURALIS incumbi-me do desafio de criar um jogo de matemática que seguisse os princípios dos jogos educacionais, de modo que pudessem ser ao mesmo tempo divertidos e didáticos. Para esse projeto contei com o apoio de diversas pessoas como Douglas Reis (diretor da editora Devir) Maria do Carmo Zanini (Ex-presidente da Lvdvs) Jaime Daniel Cancela (Ex-Presidente da Lvdvs), e outros.













Como resultado tivemos a produção do jogo chamado NUMEROLOS. Embora o jogo nunca tenha chegado a uma versão comercial, ele é simplesmente reproduzido, desta forma creio que será útil a professores de física e matemática, compartilhar com vocês o roteiro. Esse jogo foi apresentado na Uninove, na Oficina de Jogos Educacionais dentro do 4o Simpósio de RPG e Educação e posteriormente na semana acadêmica do Mackenzie, promovida pelos alunos da Matemática e Física.









Aqui vai o jogo:

1 - Tabuleiro (Numere as casas de 1 a 89).
2 - 2 dados de 6 faces.
3 - É necessário imprimir os arquivos abaixo que contém as cartas. São 3 cópias de cada página, exceto a página P4 (desta imprima apenas 2 cópias)
4 - É aconselhável utilizar uma ampulheta para limitar o tempo em que o jogador pensa sua jogada (30 segundos é o ideal)


Regras:


1 - Cada jogador pega 7 cartas em sua mão
2 - Sorteia-se a ordem de quem começa e se o jogo irá proceder no sentido horário ou anti-horário.
3 - O vencedor é o primeiro a cruzar a casa 89 (e não parar nela). Pode haver empate caso em uma mesma rodada dois jogadores cruzem essa casa

Cada rodada é composta pela seguinte rotina
A - O jogador da vez compra uma carta
B - Caso o jogador da vez não tenha uma carta de movimento ele perde a vez
C - O jogador lança dos dois dados
D - O jogador escolhe uma carta de movimento e a lança, ele igualmente declara qual dado será X e qual será Y (isso é chamado "Declarar o movimento")
E - Após declarar seu movimento o jogador pergunta "Alguém quer fazer alguma coisa?" Se sim, vai para F, caso contrário para Z
F - A pessoa (que pode ser o próprio jogador da vez ou qualquer outro) lança uma carta especial. Então o efeito da carta é lido e todos os jogadores tomam consciência de como aquela carta age.
G - O jogador que lançou a carta especial pergunta "Alguém mais quer fazer alguma coisa?" Se sim vai para H, caso contrário para Z
H - O jogador lança uma nova carta especial. O efeito da carta especial sempre deve ser pensado DEPOIS do que havia ocorrido. Por exemplo, Um jogador declara seu movimento, Um outro jogador muda um dos dados, de modo a modificar o movimento inicial. Então a terceira carta será pensada após a segunda, ou seja, já com os novos valores de dado.
I - Repete-se o passo G e H até que ninguém mais tenha nenhum movimento a ser feito.
Z - Calcula-se o movimento do jogador da vez e todos os demais movimentos criados pelas cartas especiais os executa (ISSO APENAS OCORRE APÒS TODAS AS JOGADAS E CARTAS SEREM DECLARADAS)

Importante:
Jogador Alvo (quem lançou a carta escolhe quem será o alvo da carta, podendo, inclusive, ser ele próprio)
Oponente Alvo (quem lançou a carta escolhe quem será o alvo da carta, mas ele não pode se escolher como alvo)
Todos os Oponentes (Todos os outros jogadores, que não o que lançou a carta, sofrem aquela consequência)
Todos os jogadores (Todos os jogadores, inclusive quem lançou a carta, sofrem aquela consequência)
Para fazer o download das cartas clique nos links abaixo

autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com


Ilustrações: Karen Novak
(Revisado por Heloisa Machado em 03/05/2011)

quarta-feira, 2 de março de 2011

Curta Metragens - No tamanho certo para a sala de aula

Sendo professor de história é muito comum que eu escute os alunos pedindo para ver filmes dos temas que estudamos em sala. Na verdade já participei de muitos projetos relacionados ao trabalho de filmes em escola, desde aquele voltados apenas para história, como em clubes de debates sobre filmes e reflexão sobre os mesmos (Cineclube, CinePipoca, entre outros).
Entretanto, por mais que isso seja possível, é relativamente difícil trabalhar com filmes longa metragem durante as aulas, porque um filme normalmente toma três aulas, dependendo do filme e da dinâmica da escola. Com duas aulas de história semanais (que é a média das escolas brasileiras) isso significa que um filme pode demorar 2 semanas para ser exibido ou então acabar atrapalhando as aulas de outros professores.
Ao mesmo tempo, filmes longa metragem, muitas vezes, podem ser encontrados por alunos facilmente em locadoras ou mesmo passar na televisão. (embora, alguns filmes raros são muito interessante e dificilmente o aluno veria sem que o professor trouxesse para aula).
Seja como for, os curtas são incrivelmente importantes, porque em seu formato compacto permitem aos alunos uma série de reflexões, que são completamente cabíveis em uma sala de aula, além do seu formato ser compatível com o horário da aula.

Em nosso país temos um acervo riquíssimo estabelecido pelo governo, que é o site Porta Curtas esse site possui quase sete mil filmes produzidos no Brasil ou em países da língua portuguesa. Uma vez que estamos falando da riqueza dos Curta Metragens, temos alguns títulos que merecem destaque:

Ilha das Flores: - Com um humor sarcástico o filme mostra o dia a dia triste da realidade das pessoas que sobrevivem comendo as sobras dos porcos, fazendo uma reflexão sobre a sociedade capitalista, a fé das pessoas, a função da escola, entre outros, de modo simples e sucinto. Trabalhando a questão de "o que define um ser humano", "o que é ser livre" entre outros. Nenhum professor deveria entrar em sala de aula sem ver ter visto esse curta ao menos uma vez na vida.

10 Centavos: - Mostra a vida de um menino em Salvador, nas adversidades e companheirismo que é o "viver na rua" mesmo tendo uma casa para morar. Trabalha diversos aspectos sociais e culturais que ajudam nossos alunos, especialmente de escolas particulares, olharem para uma outra realidade.

História das Coisas: - Um curta produzido nos Estados Unidos pela Tides Foundation, fazendo uma gigantesca crítica ao seu próprio país, à economia capitalista, ao consumismo, e à lógica (ou falta de lógica) que há por trás de cada uma das etapas de nossa economia, em especial com relação à propaganda, papel do Estado, entre outras.

Nós que aqui estamos por vós esperamos: - Na verdade trata-se de um "média-metragem" em forma de documentário contanto a história do século XX, na voz dos mortos de um cemitério. É a história do século vista pelo olhar de pessoas simples. No processo de humanização o século é mostrado como desumano.

Mas, ainda temos contos populares, documentários, literatura de cordel e mais uma quantidade riquíssima de produções, como A Moça de Dançou Depois de Morta, Maria Flor, Santa de Casa, entre outros.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

terça-feira, 1 de março de 2011

Currículo Lattes

Hoje em dia "o mercado não está para peixe". Pode ser bem difícil para um professor que busque a rede particular conseguir um emprego. Mesmo em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, um professor poderá ter de passar algumas horas, senão dias, atrás de anúncios de jornal, internet, sites de empregos, cadastro em sites de escola, se quiser arrumar (ou trocar) de escola no final do ano.

Há uma série de procedimentos que os professores tomam. Dos mais simples, que seria a simples impressão de um currículo, enviado pelo correio às maiores escolas (ou às que estão mais próximas de sua residência) ou envios por e-mail. Muitas escolas exigem que o currículo seja preenchido no site oficial para ficar em um banco de currículos eletrônico.

Há também a famosa busca por sites de recolocação profissional, dos quais o mais famoso é o Catho, para quem quer gastar menos, temos o Vagas e ainda, em São Paulo, existem empresas específicas para arrumar emprego para professores, das quais a mais famosa é a Spaço-In que custa mais do que R$ 1000,00 por ano.

O estranho é que entre tantas dezenas de opções, raras vezes os professores se lembram do banco oficial de Curriculos do Governo. Um sistema sério e eficiente que guarda os currículos Oficiais, que é a Plataforma Lattes. Trata-se de um extenso banco de currículos on-line, que envolve todo o Brasil, GRATUITO, e que foi criado com o objetivo de fazer um cadastro de todos os pesquisadores existentes no país. A única restrição para se ter um currículo cadastrado lá é ter nível superior (o que é a realidade de praticamente todos os professores no Brasil - e o cadastro pode ser feito mesmo com a faculdade ainda em andamento). Embora ele seja extremamente vasto (há local para se inserir entrevista que você deu na televisão ou livros publicados) ele possibilita que você cadastre textos que você publicou na Internet, projetos interessantes que você realizou, mostre a trajetória profissional, além de criar seu próprio texto de apresentação.

Como é um sistema que deixa o seu currículo sempre cadastrado e que pode ser atualizado online a qualquer momento, é muito provável que qualquer escola que faça uma busca pelo nome do professor antes de o contratar (no google por exemplo) encontre o currículo dele no Lattes. Além de que você pode imprimir o seu Lattes para enviar a uma escola, se assim o desejar, por exemplo. O Lattes também permite que você insira links, então, por exemplo, você tem fotos interessantes de um trabalho desenvolvido, um projeto que você publicou no site da sua escola, ou em um site qualquer (até mesmo um site de postagem livre e gratuita de textos, como o Scribd ou o TextoLivre) Assim, você consegue reunir informações suas que serão sempre divulgadas. É claro que, como é possível atualizar sempre o Lattes, o ideal é ver as categorias existente e tentar sempre produzir algo que possa melhorar a sua divulgação (se ser entrevistado na TV é difícil, há detalhes interessante, como conseguir publicar textos em revistas acadêmicas, em muitas só é preciso ter nível superior, e um professor quase sempre tem dados como um panorama dos alunos na comunidade que ele vive).

Apenas por curiosidade dêem uma olhada no meu curriculo Lattes

Curiosidade: O nome Lattes não é uma sigla. Esse nome foi escolhido pelo CNPQ (Conselho Nacional para Desenvolvimento Científico e Tecnológico) para homenagear o pesquisador brasileiro César Lattes, físico brasileiro que quase ganhou o prêmio Nobel.

Autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um acervo de vídeos históricos impressionantes para você

Um professor que saiba utilizar a Internet a seu favor, hoje em dia, tem um acervo praticamente interminável para material para se utilizar com os seus alunos. No caso de um professor de história, temos algumas vantagens especiais. É bem provável que você, sendo professor de história, já tenha passado algum filme que seja reprodução de alguma época histórica, e igualmente, é bem provável, que em algumas de suas aulas iniciais já tenha conscientizado os seus alunos sobre a importância dos documentos históricos.



O que é bem menos comum que seja feito, é unir as duas coisas passando vídeos reais, de época, para os alunos. Imagine poder explicar as mudanças na socidade após a revolução industrial mostrando vídeos reais do século XIX? Imagine poder falar das polêmicas com relação à invenção do avião utilizando-se das imagens reais dos primeiros vôos. Imagine poder explicar as guerras mundiais não mostrando filmes sobre a época, mas as cenas reais de guerra.
Isso não somente é possível, como é gratuito, e está muito mais perto do que você imagina. Diversos colecionadores começaram a compartilhar esse vídeos históricos no youtube há cerca de 5 anos, e como são vídeos que não possuem mais direitos autorais, então ninguém pode impedir as suas cópias.

Vamos aqui com algumas dicas para transformar o simples youtube em um estoque quase inesgotável de vídeos históricos

1 - Ao buscar pelo vídeo, busque por elementos específicos. Não adianta buscar simplesmente por "1a Guerra Mundial" ou "Revolução Indutrial". Busque, por exemplo, por "Batalha de Sommes" ou "Zepelin Hindenburg".

2 - Utilize do termo em inglês, pois a maior parte desses vídeos foram postados por ingleses ou americanos.

3 - Utilize-se do termo "real footage" que significa "Filmagem Original", desta forma você evita filmes ou vídeos sobre o tema e consegue os vídeos reais.

Veja alguns dos materiais interessantes que você pode achar. Por sinal, depois de "minerar" compartilhe seus achados aqui.
Comos são muitos "players" do youtube incorporados, pode demorar um pouco para carregar página.

1 - Virada do Século XIX











2 - 1a Guerra Mundial






3 - Invenções da Revolução Industrial







4 - Primeiros Filmes Produzidos











Lembre-se que isso são apenas alguns exemplos isolados dentro de uma lista de milhares de vídeos lhe esperando para serem compartilhados com seus alunos.


autoria: Leandro Villela de Azevedo - professorleandrovillela@gmail.com
Ilustrações: Karen Novak


(Revisado por Heloisa Machado em 14/05)

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